13 março 2006

Penso eu de que! (semana 2)

Tenho obrigatoriamente que começar a minha análise futebolística pela grande vitória do Benfica em Anfield Road perante do campeão Europeu.

Uma vitória com sabor especial depois das ameaças de bomba e da lesão de Petit.
O Benfica contou com a “estrelinha”, nos primeiros 25 minutos, mas o remate de Geovanni á barra foi um tónico psicológico importante.
Os jogadores do Liverpool aperceberam-se após estarem a sufocar o Benfica que…apesar do seu domínio o Benfica estava capaz de puder fazer um golo. Por outro lado, os jogadores do Benfica galvanizaram-se e começaram sobretudo a acreditar que mais do que defender bem, poderiam também criar perigo.
Depois…é o que vocês já sabem. Um domínio total dos espaços por parte do Benfica, que deixou o Liverpool dominar a posse de bola e troca-la no seu meio campo ofensivo, mas não deixou que estes furassem a barreira defensiva da equipa Portuguesa.
Foi um jogo inteligente, que ficou selado com um excelente golo do “rato atómico” Miccoli.
Poderia destacar mais do que um jogador, mas existe um que encheu completamente o relvado de Anfield..Simão: Que é capaz de golos fantásticos todos nós já sabíamos, que é excelente no contra-ataque também. Mas a capacidade de luta e defensiva que demonstrou foi assombrosa. Defendeu muito bem, recuperou diversas bolas, encetou contra-ataques, preencheu muito bem os espaços, soube controlar a posse da mesma. Enfim, uma exibição de sonho e a pedir ao Liverpool que abra os cordões á bolsa.
Koeman montou bem a equipa, a equipa jogou com coragem e quando é assim as vitórias aparecem.
Nota negativa para este futebol de Benitez. É verdade que este treinador é um verdadeiro papa-taças, é verdade que só o Chelsea havia batido os Reds em sua casa. Mas é muito mau uma equipa estar “chipada” apenas para jogar no contra-ataque. O histórico Liverpool é conhecido pelo futebol atacante, pelos golos fantásticos. Benitez devolve o futebol fantástico a Liverpool!
Com isto não estou a desprestigiar o trabalho do Espanhol. O Liverpool é uma equipa fria, calculista, com tremendo valor. Mas, conhecendo a história deste clube só podemos pedir mais golos á equipa de Anfield.

Restantes jogos da Champions:

O Milão protagonizou um jogo fantástico, e caso Dida não tivesse errado mais 1 vez a passagem teria sido um “passeio pelo parque”.
O Lyon demonstra que é neste momento um dos projectos mais bem sucedidos e geridos do Futebol Internacional. Tem ganho títulos e mais títulos, tem as suas contas bem estabilizadas. Tem um plantel estruturado, com jogadores de valor Mundial..e que apenas são vendidos a peso de Ouro. Na Europa estão sempre presentes e em grande estilo, e nem depois de perderem Paul Le Guen abandonam a qualidade que já lhes é reconhecida.
Tiago esteve fabuloso, mas é o golo de Fred que constitui um hino ao Futebol. Só de pensar o que eu suspirei quando Fred foi dado como provável reforço do FC Porto, antes de rumar a terras gaulesas……..
O Arsenal arruma com aquilo que ainda restava dos “pseudo”-galácticos. A eliminação da Champions sela a desastrosa política desportiva exercida pelo clube.
Para o Arsenal, surge assim a possibilidade de sonhar, e é sem dúvida um balão de oxigénio para Wenger que nunca foi contestado como agora o é.



Na 6ª feira realizou-se o sorteio dos quartos de final:
Arsenal versus Juventus
Inter ou Ajax versus Villarreal


Benfica versus Barcelona
Lyon versus AC Milão


Numa breve análise, penso que ao Benfica calhou a fava, ou seja, a equipa teoricamente mais forte. O Barcelona é o oposto do Liverpool. É uma equipa ofensiva, extremamente criativa e com avançados móveis e rápidos. Ora, é do conhecimento geral alguma lentidão nos defensores encarnados, e portanto o estilo do jogo do Barcelona pode claramente ser nefasto para as características da equipa encarnada.
Na outra eliminatória que vai ditar uma das semifinais, o Milão sai como favorito, pelos nomes dos seus jogadores e sobretudo pela história que tem na Champions. No entanto, a pratica pode ser algo muito diferente, pois o Lyon demonstra muita qualidade táctica, pressiona alto e bem, preenche bastante os espaços no meio campo e conta com 2 ou 3 jogadores desequilibradores. Bom jogo em perspectiva.

No outro “pote” que ditará as 2as equipas que irão defrontar-se na outra semifinal, considero que no Arsenal versus Juventus, a Juve leva vantagem. Disse que na teoria a equipa mais forte seria o Barcelona, partindo de um pressuposto de futebol imprevisível e criativo. No entanto, a Juve é o antagonismo destas características mas igualmente forte. É extremamente eficiente a defender, tem um meio campo de combate e de “músculo” e conta na frente com 3 dos avançados mais perigosos do Mundo. A Vecchia Signora é o grande favorito neste “pote” para estar na final.
No outro jogo, diria que o Inter eliminará o Ajax, pois joga em casa e terá, posteriormente, pela frente um Villarreal galvanizado mas com poucos argumentos para eliminar a equipa Nerazurri.

Campeonato Nacional:

Ainda na 6ª feira o Porto deslocou-se a Setúbal, para defrontar o Vitória local.
Venceu por 2-0, num jogo tranquilo e sobretudo muito bem gerido. Na 2ª parte foi notória a gestão de esforço, já a pensar na eliminatória da taça na 4ª feira.
Podemos extrair dos últimos jogos do Porto alguns pontos positivos: o FCP volta a marcar golos de bola parada (2 golos nas 2 ultimas jornadas), e abandonou as vitorias tangenciais por 1-0, demonstrando maior eficácia na concretização nas muitas ocasiões de golo que cria.
Pepe continua em alta. Lucho espalha classe e Raul Meireles consolida o seu lugar na equipa e denota uma maturação cada vez mais visível do seu Futebol.



No grande jogo da semana, o Sporting defrontou e venceu o Boavista.
O Sporting apesar de ter um plantel jovem, denota coesão, força mental, vontade de vencer e uma garra fantástica.
Este Sporting, deixou de ter a sua alma em Sá Pinto, passando a ter vários jogadores que mais parecem guerreiros.
P Bento e os seus “miúdos” estão já de parabéns, mesmo que o desfecho deste campeonato não dite um Sporting campeão.
Perspectivo ainda um futuro próximo muito bom para este Sporting e para este excelente condutor de Homens chamado Paulo Bento.
Saliento a capacidade combativa de Liedson, e a excelente exibição de Tonel, culminada com um golo de calcanhar, para “Scolari ver”. A presença do seleccionador em Alvalade (algo raro) deixa antever a forte possibilidade de Tonel estar presente no Mundial 06.

O Benfica, foi o último a entrar em campo. Entrou estranhamente “nervoso”.
O jogo ditou um Naval á procura de pontuar e um Benfica ofensivo mas intranquilo e ansioso, o que é estranho face á vitoria moralizadora em Anfield.
As oportunidades de golo sucederam-me para os encarnados, mas o engenho para as materializar em golo nunca foi uma realidade, mesmo jogando contra 10 durante 30 minutos, devido á expulsão de Franco.
Penso que as substituições de Koeman foram muito discutíveis, no entanto, só ele saberá a gestão de esforço necessária para o plantel encarnado, que ainda actua em 3 frentes.
O campeonato passou a ser uma miragem, e torna-se necessário alertar os jogadores para a importância dos próximos jogos no campeonato, pois o 3º lugar está agora em risco.

O Braga por sua vez, desperdiçou a oportunidade de ultrapassar uma vez mais o Benfica na tabela classificativa e instalar-se no 3º lugar, tendo sido derrotada pelo Belenenses.


Nota Negativa:

O Presidente Maritimista Carlos Pereira, aplicou uma política desportiva desastrosa. Contratou muitos jogadores (quase na exclusividade Brasileiros), mas de muito pouco valor, apostou num técnico (Bonamigo) que com um plantel medíocre, tem feito um bom trabalho. No entanto o Presidente acaba de despedi-lo.

Pois é, por vezes mais do que culpar tudo e todos, é de bom tom admitir-mos os nosso próprios erros e dar-mos espaço a outros para tentar aplicar no clube uma gestão mais proveitosa. Mas a verdade, é que outros interesses falam mais alto, e as riquezas pessoais dos dirigentes não lhes permite estes actos nobres de deixarem os seus cargos depois de errarem vezes sem conta.

Nota Negativa 2:

Quando as coisas não correm de feição e a equipa não demonstra a consistência desejada, o alvo visado são sempre os árbitros. Para não fugir á regra, José Veiga começa a tentar desviar as atenções do campeonato menos positivo que o Benfica tem feito.



Internacionalmente:

Em Inglaterra o Chelsea venceu no ultimo minuto e deu mais 1 passo para a revalidação do título que parece certa.
O Arsenal venceu o Liverpool, num erro incrível de Gerrard e ve assim a Champions League mais perto, pois o Tottenham está apenas a 2 pontos, após a derrota em Stamford Bridge.
Realço a excelente vitória do Bolton por 4-1 frente ao West Ham.
A semana em Inglaterra termina com a notícia de uma reunião entre Curbishley (treinador do Charlton) e entidades oficiais da Federação Inglesa. Estará escolhido o novo seleccionador Inglês?
Por fim falo de Pedro Mendes. Considero que a venda deste jogador foi dos piores negócios do Porto nos últimos anos. Em Inglaterra depois de alguns bons jogos, Jol entrou no clube e fez o que já havia sido feito a Viana, colocar um médio centro, cerebral, posicional..colado a uma ala.
Mendes saiu para um clube de menor dimensão, mas a sua classe começa a vir ao de cima. 2 golos fabuloso que fazem o Portsmouth ainda respirar na Liga Inglesa.

Em Espanha, Ronaldo continua a ser o ódiozinho de estimação dos adeptos blancos. Depois de muitos assobios em jogos passados, de declarações polémicas de Ronaldo, o “gordito” falhou o penalty que poderia ter ditado a vitória do Real frente ao Valência.
O empate entre 2º e 3º, selaram a discussão pela Liga Espanhola, pois mesmo com a derrota no Barcelona no campo do Osasuna, a diferença pontual do 1º para os restantes adversários é tranquila, e permite encarar o resto do campeonato com serenidade e confiança.

Em Itália a Juve festeja mais um título, após um empate (que acaba por ser positivo) contra o Milão.
Na luta pela Champions a Roma voltou a escorregar, e mesmo vencendo o Inter, tem que contar com a Fiorentina que viu o seu jogo adiado. A luta pelo 4º lugar está ao rubro.
Saliento a excelente campanha da Fiorentina, que depois de uma crise financeira que os atirou para divisões secundárias, têm aparecido em grande no Cálcio embalados pelos golos de Luca Toni.

Em França, nada de novo. O Lyon domina a seu belo prazer.

Nota final:

Em termos de campeonatos, foi uma semana sem grandes surpresas. Os campeões começam-se a definir, talvez demasiadamente cedo, mas a verdade é que o domínio de Barcelona, Chelsea, Lyon, Juventus ..etc é uma grande realidade.

Cá por Portugal, o campeonato está ao rubro. A luta pelo 1º lugar será efectuada por Porto e Sporting, após o deslize surpreendente do Benfica. O jogo Sporting-Porto pudera ser decisivo.
O Braga tem possibilidades de mais 1 vez fazer uma época fabulosa, e destronar o Benfica do terceiro lugar.
No fundo da tabela, várias equipas lutam por um pouco de oxigénio, mas parece cada vez mais certo..que só na ultima jornada serão encontradas as 3 equipas que farão companhia ao Penafiel na Liga de Honra.

Até para a semana!

1 comentário:

Nelson Oliveira disse...

Olá Estrela!

Como um dos fundadores e grande impulsionador do blog www.futeboldeataque.blogspot.com , te saudo!
É com muita honra que "recebo esta tua visita" ao meu mini-blog, blog esse que me abriu portas para voos mais altos.

Fico principalmente mais descansado se o Garras se equivocou, pois penso que não merecia aquele tratamento, principalmente porque sempre tive uma postura tranquila no blog.

De qualquer forma o incidente já estava esquecido, e até tinha postado um comentário no post dele, como prova de boa fé.

Abraço!