08 março 2006

Penso eu de que! (semana 1)

Aí está um novo espaço, onde todas as semanas irei falar dos pontos altos e baixos de tudo aquilo que ocorreu no Mundo do Futebol.
De 3ª feira a 3ª feira, será feito uma análise sucinta mais cuidada aos focos de interesse do Futebol Nacional e Internacional.

Bom, começamos pela selecção.

Os sub 21 actuaram contra a poderosa Itália e saíram derrotados. É certo que o resultado não será o mais importante, de qualquer forma é sempre desmoralizante perder com um rival a 2 meses do Europeu.
Portugal fez um jogo amorfo, onde aproveitou para experimentar algumas caras novas. Destas salienta-se Nelson, lateral do Benfica. Depois de um pico de forma extraordinário muito se falou de Nelson merecer estar no Mundial 2006. A verdade é que face a certas “nuances” tácticas de Koeman no Benfica, Nelson tem sido relegado para o banco, e mesmo como titular não demonstra a consistência de outros tempos. Terá que amadurecer, e nada melhor que o fazer na selecção sub 21. Pode ser uma mais valia para o Europeu.

A selecção principal passeou no seu amigável contra a Arábia. Confesso que estou um bocado estupefacto com o grau de dificuldade dos jogos de preparação da Selecção até ao Mundial. Arábias? Luxemburgos? Para que?
Sempre ouvi dizer que as equipas e os jogadores progridem e melhoram quando enfrentam obstáculos cada vez mais difíceis….
De qualquer forma, o 11 de Scolari parece estar encontrado. Ricardo,Miguel,Valente,Carvalho,Meira,Costinha,Maniche,Deco,Figo,Ronaldo e Pauleta. É um onze consistente e sem grandes surpresas. De qualquer forma parece dar garantias de qualidade, e no banco há jogadores de luxo.
Este jogo serviu também para Quaresma (o injustiçado) ter novamente uma chance na Selecção principal, e se é verdade que não fez um grande jogo, também é verdade que não é em 45 minutos num campo lastimável e contra a Arábia que se testa um jogador. Estou convicto que Scolari o levará á Alemanha, e se não o fizer é mais uma gaffe deste seleccionador.
E para número 10? Hugo Viana? Bom se estamos no campo das adaptações, porque não Manuel Fernandes? Está a subir de forma a olhos vistos!
Por último, Portugal recebeu a triste notícia que um dos mais talentosos e mais íntegros profissionais da Selecção se lesionou e não vai ao Mundial. Falo-vos de Jorge Andrade, um central de marcação que estará certamente no top ten Mundial.
Abre-se uma vaga. Quem será chamado? Pela gestão de “família” que Scolari faz, talvez Ricardo Costa, que trabalhou recentemente com o seleccionador e de quem até arrancou elogios. Na minha opinião pessoal iria Pedro Emanuel. Seria um prémio de carreira, e um prémio pela postura séria e profissional com que encara a sua vida de Futebolista.
Tonel, Ricardo Rocha, Fernando Couto, Zé Castro e Nunes vão sonhando.
Pepe seria uma opção de sonho, mas praticamente impossível de se realizar.

………

Campeonato Nacional

Cá pelo nosso campeonato tudo na mesma.
Os 3 grandes candidatos ao título venceram.
O Porto teve uma actuação de gala, talvez a melhor desta época. A peça chave foi o posicionamento e utilidade de Cech, e o ressurgimento de Benni McCarthy. Toda a equipa esteve em bom plano, o árbitro não teve interferência no desfecho da partida, Baía depois de 2 ou 3 defesas ao seu nível voltou a brilhar e Anderson deu os primeiros “toques” no relvado do Dragão. Terá o Porto embalado para o título? A irregularidade da equipa tem sido tão grande, que não vale a pena tentar adivinhar.

O Benfica teve 45 minutos lastimáveis e Moretto mais 1 vez falhou.
No entanto, na 2ª parte Koeman desfez os erros tácticos que cometeu na 1ª parte, e a equipa foi crescendo até marcar o golo da vitória ,com sorte, a passar da hora. Terá sido a estrelinha de campeão?

O Sporting defrontou um autocarro. É certo que não fez uma exibição brilhante, mas também é certo que jogou melhor do que aquilo que a crítica desportiva fala. João Moutinho demonstra ser líder, Deivid embora num estilo algo “diferente” vai sendo importante nas tabelas, e Koke revela-se goleador. Paulo Bento já pouco tem a provar. Transformou um clube numa crise, no mais sério candidato ao título a julgar pelo Futebol apresentado.
E campeão já o Sporting é numa coisa: Contratações de Inverno. P Bento (se encararmos como uma contratação invernil) é o treinador certo para o lugar certo. Abel e Caneira vieram dar consistência á defesa. Romagnoli enche de fantasia e criatividade o meio campo, e Koke em 73 minutos jogados faz 3 golos.

Lá por fora não houve registo de grandes alterações.

De registar o aumento do avanço do Barcelona, que será certamente campeão de Espanha. Prémio justo para o futebol mais espectacular da Europa. Nota no futebol do Barcelona não para Ronaldinho ou Eto´o mas sim para a maestria e liderança do nosso Deco.
Em Inglaterra, o Chelsea soma e segue. De destacar o excelente trabalho protagonizado por Martin Jol ao comando do Tottenham. A Champions League está bem perto. Uma equipa jovem, bem estruturada tacticamente, e claramente a apostar na criação de um núcleo duro para vários anos. Excelente filosofia..a do clube Londrino.
Em Itália a onda vitoriosa do Roma chegou ao fim, muito embora o empate com o Inter seja um bom resultado. Friso ainda, o Inter que depois de passar por 1 bom momento descolou dos 2 primeiros classificados. Mancini está a prazo….
Na Alemanha destaco o projecto consistente do Hamburgo que tem sabido ..com coerência e paciência construir uma equipa capaz de lutar pelos lugares cimeiros. De Jong…já factura golos pelo seu novo clube.

Em termos de selecções, registe-se o flop do projecto de Klinsmann na Alemanha. A derrota pesada contra o país do cattennacio…pode ser uma previsão do que será o futuro da Alemanha no Mundial.
Outras selecções de peso também tombaram…no entanto, todos sabemos que quando for “a doer” será diferente.
Deixo uma nota positiva para a exibição da Costa do Marfim contra a Espanha. Perdeu, mas continua a mostrar um futebol bastante consistente e inteligente.

Por fim temos a Champions League:

Villarreal com alguma sorte eliminou o Rangers.
A Juventus e a estrelinha dos campeões…brilhou. Estiverem eliminados até 2 minutos do fim, muito por culpa da fantástica exibição do guardião Wiese. No entanto, no melhor pano cai a nódoa..e num lance quase “surreal” Wiese larga a bola e oferece a Emerson e á Juve a passagem aos 4os de final.
A Juventus é um fortíssimo candidato a vencer a Champions. Tem um futebol frio, calculista, bem estruturado. Conta com a experiência de um dos treinadores mais vencedores do Mundo e de jogadores de qualidade em todas as posições do terreno.
Por fim, poderíamos pensar que no Barcelona-Chelsea a técnica venceu a táctica, mas de facto isso não aconteceu.
O Barcelona para além do Futebol mais atraente e dos jogadores mais talentosos, deu um festival táctico ao Chelsea (quem diria que Mourinho seria batido em termos tácticos). O Barcelona controlou o jogo do primeiro ao ultimo minuto, previu a dinâmica de jogo que o Chelsea iria explorar e só não venceu o jogo porque o árbitro não deixou.
Barcelona junta-se assim á Juventus como grandes favoritas ao ceptro Europeu. Será mais 1 vez a técnica contra a táctica, e espero que a bem do Futebol, saia o Barcelona como vencedor.


Como nota negativa deixo mais 1 vez as polémicas entre dirigentes.
Veiga veio para a imprensa expor uma reunião entre Pinto da Costa e o Presidente da Arbitragem 3 dias antes do jogo entre Benfica e Porto, reunião essa na sede da Liga.
Ora se a reunião foi feita na Sede da Liga onde está a suspeição? Não é importante para o Futebol que estas reuniões sejam feitas nos locais próprios? Se existisse “cordelinhos obscuros” será que se escolheria a sede oficial para os fazer? Ou será melhor as reuniões em Restaurantes e outros locais?
A crítica foi em relação ao timing? Hum, se foi nessa altura que o Porto conseguiu reunir os dados para fazer uma acusação porque não? Quando não há nada a esconder…

Fica mais 1 polémica sobre corrupção no ar. Segundo se consta o Porto tem testemunhas oculares, sobre uma reunião onde se “Arranjou” resultados favoráveis para um determinado clube.
Continuamos com suspeita no nosso futebol…infelizmente.

Assim me despeço, e como termino esta crónica após o Liverpool-Benfica, deixo aqui os meus sinceros parabéns ao Benfica e seus jogadores. Excelente resultado!!

Até para a semana!

Sem comentários: