24 março 2006

O Mundo desespera por eles! (semana 1)





As competições Internacionais entre selecções jovens têm-se sucedido, e vários são os jogadores que vão deixando boas indicações.

Os “olheiros” acumulam-se em busca das futuras pérolas do Futebol Internacional e a verdade é que a qualidade de execução de alguns destes jovens não engana, e mais cedo ou mais tarde darão o salto para os grandes palcos e para os grandes feitos..um pouco por todo o Mundo Futebolístico.

Nos últimos anos, fui compilando uma lista desses jogadores. Aqueles que mais deram nas vistas, que mais deslumbraram…enfim, os jogadores que me fizeram sentir o “hipnotizante perfume” do bom futebol.

Assim, deixo-vos os primeiros nomes a reter:

Nome:Hugo Rodallega, mais conhecido por “Rodagol”
Nacionalidade: Colombiana
Idade: 20
Clube: Deportivo Cali
Feitos relevantes: Campeão e melhor marcador do Torneio Sul Americano de sub 20 em 2005.

Rodagol, é um típico avançado centro capaz de marcar golos de pé direito ou esquerdo, de livre..ou até de cabeça embora não seja um jogador muito alto (1.80).
Tem um sentido posicional tremendo, aparecendo muitas vezes por entre os centrais para finalizar, e é na ágil movimentação que encontramos o seu forte. Raramente se fixa entre os centrais, procurando movimentações rápidas com e sem bola, ou partindo em diagonais para as finalizações.
É forte no choque e bom no drible, o que lhe confere o estatuto de jogador completo
É o grande destaque do Futebol Jovem Colombiano, e pouco faltará para dar o salto para a Europa.

Nome: Rafael Sóbis
Nacionalidade: Brasileira
Idade: 20
Clube: Internacional

Rafael Sobis é um pequeno artista da bola! É simplesmente fantástico vê-lo com a bola nos pés.
Ocupa uma posição bastante ofensiva no terreno, jogando como avançado móvel, quase sempre a aparecer atrás de um ponta de lança ou então mais encostado á banda direita.
Tem um pé direito que faz maravilhas, uma velocidade assinalável, e uma “ginga” invulgar. Estas qualidades “encobrem” a sua grande lacuna: alguma debilidade física.
Fala-se do interesse de grandes equipas da Europa, que indicam que para o ano teremos mais um menino do país do “samba” a brilhar na Europa.

Nome: Gabriel Paletta
Nacionalidade: Argentina
Idade: 20
Clube: Banfield (assinou pelo Liverpool)
Feitos relevantes: Campeão do Mundo de sub 20

Gabrielle Paletta, capitão da selecção sub 20 Argentina, é talvez a maior esperança defensiva do Futebol Sul Americano. Central dominador e ágil, faz da antecipação e do posicionamento as suas grandes armas.
Terá que apurar um pouco o tempo de ataque á bola, mas é sem dúvida um jogador com um potencial tremendo, que não passou despercebido a Rafa Benitez que o vai levar para cidade dos Beatles (Liverpool) no fim da época a troco de 600 mil contos.
Resta saber, se este jovem conseguirá competir com Carragher e Hyipia ..2 dos melhores centrais da Liga Inglesa.


Nome: Mouhsine Iajour
Nacionalidade: Marroquina
Idade: 20
Clube: RAJA Casablanca
Feitos Relevantes: Bola de Ouro na Taça Africana de Sub 20

Iajour é um avançado móvel e forte fisicamente.
Foge para as faixas laterais para fugir as marcações e fruto de um físico assinalável tenta ganhar vantagem para aplicar o seu pontapé venenoso.
A forma como explode em velocidade, protege com o corpo e chuta colocado e forte, faz lembrar Ronaldo.
No entanto, não se julgue que Iajour é explosividade e porte físico, pois com a bola nos pés denota pormenores técnicos assinaláveis.
É uma pena não ser aproveitado por um dos melhores clubes Portugueses.

Aqui fica o posicionamento táctico destes atletas:

Sem comentários: