01 março 2006

Lendas: Eric Cantona

Au Revoir!
Será que esta frase vos diz algo? E se eu acrescentar Enfant Terrible? Sim…esta semana falo-vos do “the one and only” Eric Cantona!
Quer seja pela sua fabulosa qualidade futebolística, quer seja pela sua personalidade explosiva, poucos jogadores ocuparam tantos “headlines” e provocaram tanta discussão…como Cantona.
Cantona jogou em 5 clubes franceses, mas foi em “terras de sua majestade” que construiu o seu reinado.
A sua chegada ao Yorkshire, foi um sucesso conquistando a Liga em 1992. No entanto enquanto os adeptos do Leeds “endeuzavam” Cantona, rumores de uma desavença com o técnico Howard Wilkinson surgiam.
Foram estes atritos entre atleta e treinador, que provavelmente estiveram na base da venda deste fantástico jogador para o Manchester United por 1.2 Milhões de libras?!? É verdade, uma verdadeira pechincha por um jogador que acabou por vir a tornar-se um dos melhores jogadores da História da equipa de Old Trafford, e que marcou um largo período de domínio da equipa de Ferguson no Futebol Inglês.
Cantona maravilhou Inglaterra. Como avançado facturou golos, fez jogadas de maestria, mas seria a sua personalidade que ficaria como imagem de marca. Em 1995, num acto irreflectido e de ira…Cantona pontapeou um adepto do Crystal Palace, o que lhe valeu uma dura penalização e ainda a obrigatoriedade de prestar trabalho comunitário.
Qualquer outro jogador teria sido despedido por este acto, mas Cantona era valioso e marcante demais..para o ser. Assim, Cantona regressou ao United para os guiar a mais títulos. Aos 31 anos acabou por se retirar do Futebol profissional, apostando no Futebol de Praia, Cinema, Publicidade…etc.
Hoje em dia é a imagem da marca da Nike.
Em termos de selecção, a sua personalidade controversa esteve na base da sua ausência por largos espaços temporais, tal como o seu compatriota Ginola. De qualquer forma ainda actuou 45 vezes pela selecção francesa.

Curiosidades:

- Em 1988 foi banido da selecção Francesa por ter descrito o seleccionador Henri Michel como um monte de mer….
-PFA Player of the Year em 1994 e 1996.
-Em 1994 foi preso por seguranças depois de graves desacatos com entidades oficiais no USA 94.
-Venceu 5 ligas Inglesas em 6 anos.
-Em 1999 foi votado o melhor jogador da história do Man Utd.

Dados e Estatísticas:

Local de Nascimento: Paris, França
Data de Nascimento: 24 de Maio de 1966
Internacionalizações: 45 / Golos pela selecção: 19
Clubes: Martigues, Auxerre, Marselha, Bordéus, Montpellier, Leeds Utd, Man Utd.
Número de jogos realizados: 142 (pelo Man Utd) / Golos: 64 (pelo Man Utd)
Troféus: Liga Inglesa em 1992,93,94,96,97. Taça de Inglaterra em 1994 e 1996.


Notas de uma Lenda:

Sucesso: 8.0
Qualidade técnica: 9.0
Trabalho de equipa: 7.0
Paixão: 9.0
Personalidade: 9.0

Total: 42.0

Sem comentários: