27 março 2006

Penso eu de que! (semana 4)




Notas Negativas da Semana:

O Presidente da Arbitragem Luís Guilherme, já por várias vezes nos brindou com nomeações sem nexo, diria até irracionais, desprestigiando a classe e sobretudo não defendendo os próprios árbitros.
A imagem que passa destas nomeações e da arrogância e abuso de poder deste Senhor, faz lembrar a imagem de um puto traquinas que se sentou numa mesa a olhar para os jogos e para os árbitros fazendo as escolhas mais marotas possíveis.

Já todos sabemos que não são disponibilizadas aos árbitros as condições ideais para que este se possam preparar para os jogos da melhor maneira e evoluir a sua arbitragem.

Todos sabemos que dirigentes e até jogadores contribuem para a depreciação em termos de opinião sobre os árbitros Portugueses.
Todos nós sabemos dos esquemas de pressão sobre esta classe.

Mas, quando é ,até, o Presidente da Arbitragem, a colocar os árbitros no “cepo”, então algo vai muito mal no Futebol Português.
Precisa-se de gente séria e coerente URGENTEMENTE!!




Começo a minha análise pelos jogos de 4ª e 5ª feira, relativos á MeiaFinal da Taça de Portugal:

FC PORTO VERSUS SPORTING: Esta final antecipada, e primeiro round entre estes 2 clubes num curto espaço de tempo, prometia espectáculo, muitos golos e bom futebol.
No entanto, nada disto se passou. O público foi brindado por 1 jogo cauteloso, pragmático e sobretudo extremamente equilibrado.
P Bento apresentou o mesmo esquema que tem vindo a apresentar, mas com instruções aos laterais para não arriscarem em “raides” ofensivos.
Já Adriaanse desmontou o seu 3-3-4, retirando um Homem da frente, colocando assim mais 1 Homem no meio campo, para equilibrar aquela zona em termos numéricos e em termos de marcações.

Durante os 90m, o Sporting denotou um Futebol mais tranquilo e trabalhado, denotou também mais frescura física e lucidez nos últimos 20 minutos. Por outro lado, o Porto acabou por ser a equipa mais pragmática, pois … deram a sensação que estavam pacientemente á espera de uma falha do Sporting para disferir um golpe fatal. Não jogaram melhor futebol mas tiveram melhores oportunidades para marcar.
No prolongamento, Cech tem uma falha clamorosa e a bola acaba no fundo das redes do Porto, golo marcado pelo inevitável Liedson.
No entanto, já com 10..o Sporting vê Quaresma oferecer o golo a Benni, e este dramático jogo seguia para penalties.
O Porto acabou por vencer!

Dois duelos se verificaram:

Adriaanse versus P Bento: 2 treinadores com modelos de jogo diferentes, com filosofias diferentes, no entanto são os treinadores que orientam as 2 melhores equipas desta época, na Liga Portuguesa.
Neste duelo deu empate. O jogo foi muito equilibrado tacticamente, Adriaanse esteve muito bem em adaptar o seu sistema táctico á forma de jogar do Sporting, e Bento esteve bastante bem nas substituições.
Segundo round..já no início de Abril.

Baía versus Ricardo: É sabido que estes 2 atletas não têm uma boa relação, e portanto um grande duelo se disputava nos penalties.
Baía voltou a see o Herói da família Portista, e saiu aclamado por 50 mil gargantas que o incentivaram de uma forma fabulosa durante as grandes penalidades.
Desta vez, Ricardo não mostrou que é especialista em penalties.


Na outra SemiFinal, Setúbal e Guimarães jogavam uma presença no Jamor, e como prémio adicional uma presença na Taça Uefa.
Foi um jogo dramático, com um excelente ambiente.
O Setúbal foi sempre mais equipa, e mais atrevido na hora de contra atacar. O Guimarães por seu lado, teve a vitória a 2 minutos de distância.
Nas grandes penalidades, o internacional Brasileiro Rubinho foi a grande figura.
As gentes de Setúbal estarão pelo 2º ano consecutivo no Jamor!

Final: FC Porto versus Vitória de Setúbal





Era aguardado com alguma curiosidade o duelo entre Benfica e Braga, que mais do que os 3 pontos, se tornava muito importante para a definição do 3º lugar e correspondente qualificação para a Liga dos Campeões. Diria até que para o Braga era decisivo.
O jogo começou logo com um golo de Nuno Gomes, o que baralhou a estratégia do Braga e sobretudo a cabeça de Jesualdo.
O técnico Bracarense vinha preparado para jogar no contra-ataque e erro adversário, no entanto, o golo madrugador alterou a postura do Benfica, que se acautelou e esperou pelo adversário. Exigia-se a Jesualdo medidas imediatas e um Futebol Ofensivo. No entanto, o técnico Bracarense demorou muito tempo a responder no banco, e alterar o que quer que fosse.
O Benfica, acabou por vencer de forma, diria, “tranquila”.
Saliente-se, o facto de R Rocha ter sido utilizado a defesa direito, já se preparando para a marcação individual a Ronaldinho.
E por outro lado, o jogo entre Benfica e Braga foi tão monótono, que deu para o Benfica fazer alguma gestão de esforço, para a partida de 3ª feira.
O Benfica está com um pé e meio na Champions.


Em Coimbra, jogou-se o Académica versus FC Porto.
Nota de destaque a ausência de Baía nos titulares, depois de uma excelente e moralizante prestação frente ao Sporting.
O FC Porto teve uma primeira parte dominadora e só a fraca pontaria de Benni, não permitiu ir para o descanso a vencer.
No entanto, na 2ª parte..o Porto perdeu a lucidez, denotou muito, muito cansaço (derivado de 2 prolongamentos e 3 jogos em 1 semana) e tremeu, nunca no sentido de perder o jogo..mas sim de não o vencer.
Valeu um excelente passe de Jorginho e uma grande finalização de Hugo Almeida.
Neste jogo, o Porto perdeu Lucho por mais de 1 mês..depois do Argentino ter torcido o joelho. Ao que tudo indica será Jorginho a ocupar o seu lugar, depois de uma excelente exibição.
Pepe já vem encantando como central. No entanto, ontem a fazer o corredor direito na 1ª parte deixou óptimas indicações. Este jovem Brasileiro corre a passos largos para se tornar um central de top.
Por fim, a titularidade de Helton gera muita polémica, pois é Baía quem se senta no banco. Mas a verdade é que o Brasileiro, pela primeira vez em muitos anos, consegue afastar o fantasma Baía, e dá garantias de qualidade para a baliza Portista nos próximos anos. Alias, alguns adeptos do Porto já defendem que Helton, de facto, merece ser titular.



Em Alvalade, jogou-se Sporting frente ao despromovido Penafiel.
Tudo indicava um jogo sem história, mas o desgaste dos leoninos e mais uma nomeação irracional, causavam apreensão nas hostes leoninas.
O Sporting apresentou várias caras novas no onze titular, no entanto, fez uma boa primeira parte onde decidiu o jogoO golo de João Alves foi de sonho, e para além de matar o jogo em termos de resultado, matou o jogo em termos de Futebol.
A partir daqui, o Sporting limitou-se a gerir a vantagem e o Penafiel nem a dignidade teve de procurar o golo.
Jogo amorfo, mas que serve a 100% os interesses de Paulo Bento.

Internacional:

Lá fora muito pouco a dizer.
O Bayern juntou-se aos “já campeões” Barcelona, Juventus , Lyon , Celtic , Chelsea ..e encomendou também as faixas.

Em Itália, apesar do escorregão da Juventus, os 8 pontos de vantagem garantem tranquilidade e estabilidade para o que falta jogar.
Na luta por o último lugar de acesso á Champions, a Roma aumenta a pressão sobre a equipa de Florença, ganhando 1 ponto ao adversário nesta jornada.

Em Inglaterra, o Chelsea venceu e continua a sua tranquila caminha para o título.
Na luta por um lugar na Champions, aparece o Blackburn. Excelente época desta formação.
Destaque, para a promoção do Reading. É um clube com uma História bastante vasta, mas que nunca tinha chegado á Premier League.
No sábado garantiram a subida e na próxima época ,após 135 anos de História, vão confrontar-se com as melhores equipas de Terras de Sua Majestade!

Em Espanha
, Rijkaard fez descansar Deco e Ronaldinho, e viu a sua equipa empatar frente ao Málaga, sem que no entanto este resultado negativo ponha em risco o campeonato.
Destaque para a vitória folgada do Madrid, e as derrotas de Valência e Osasuna.



Conclusão: Em Portugal, Porto e Sporting ultrapassam os seus testes, mesmo depois de uma semana desgastante. A decisão será em Alvalade, mas um escorregão do Sporting até lá pode ser fatal.
O Benfica deu um passo gigante para garantir o apuramento para a Champions League, mesmo jogando com o pensamento no jogo de 3ª feira frente ao Barcelona.

Lá por fora, o Bayern junta-se ao “grupo dos campeões”.
Os campeonatos estão decididos, alguns jogadores já se resguardam para o Campeonato do Mundo, e só os lugares pelo acesso á Champions ainda criam emotividade.

Até para a semana!


Sem comentários: